Beleza,  Para Você

Limpeza de pele

Olá minhas rosas!

No mês de setembro fiz pela primeira vez limpeza de pele com uma profissional e graças a minha curiosidade descobri que esse procedimento não é um artigo de luxo, mas algo necessário para o cuidado e manutenção da pele.

O post de hoje é para conscientização, para que compreendam a importância desse cuidado às vezes tão banalizado e, principalmente, para que não deixem para depois tais precauções.

Segundo informações do site Viva a vida: “A limpeza de pele feita regularmente ajuda na diminuição do excesso de oleosidade, pois remove as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele, restaura e equilibra o Ph da epiderme, que melhora o tônus, deixando-a mais firme e com mais elasticidade, previne o envelhecimento, além de proporcionar uma aparência sempre limpa, hidratada, saudável e jovem. A renovação celular é estimulada constantemente, resultando em uma pele mais lisa e livre de manchas.”.

Sabe aqueles buraquinhos que formam na pele quando tiramos um cravo ou uma espinha? A esteticista que fez minha limpeza me explicou que se tivesse demorado mais um pouco para realizar o procedimento correria sérios riscos de ter buracos permanentes de acne na pele, e pesquisando mais sobre o tema descobri que existem marcas de cravos que só podem ser eliminadas, segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço no site Minha Vida, com laser ablativo que “queima” a pele para tratar a cicatriz, e em casos mais graves, com tratamento cirúrgico.

Sinceramente minhas rosas, se já está difícil pagar uma limpeza de pele imaginem se tivesse que pagar, além da limpeza, um tratamento de cicatrização por causa de cravos?

O dermatologista Marcelo Bellini no site Uol, indica que a limpeza de pele deve ser feita com um profissional a cada 30 ou 40 dias e deve-se manter o cuidado de limpeza diária em casa para prolongar os benefícios do procedimento feito na clínica.

Além disso, é importante ressaltar que nem todo mundo pode fazer limpeza de pele.  Marcelo Bellini explica que “a limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.”.

E uma informação importante: os profissionais que podem fazer limpeza de pele em você, segundo Marcelo Bellini, são “esteticistas com boa formação e fisioterapeutas com formação dermatofuncional. Pois esses profissionais possuem treinamento específico para identificar os problemas e realizar o tratamento da melhor maneira possível.”. E conforme conversa com a Biomédica  esteta Gabriella Lacerda eles são habilitados para realizar este tipo de procedimento.

Esse tipo de paciente deve consultar um profissional que indicará um tratamento adequado para o seu caso.

Em casa devem-se ter os seguintes cuidados:

1° Sempre lavar a pele com sabonete específico para o rosto. De acordo com informações do site Natura: O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva.

2° Usar um adstringente adequado. A dermatologista em entrevista para Natura explica que o adstringente ajuda a eliminar o que a limpeza com água e sabão não retirou e complementa explicando que “o adstringente ainda fecha temporariamente os poros, ajudando a controlar a oleosidade da pele.”.

3° Esfolie a pele. Claro que não todos os dias, mas uma vez na semana você pode fazer uma esfoliação que garantirá um cuidado a mais para sua pele. Raquel Toyana explica que “o esfoliante ajuda a desobstruir os poros (folículos pilossebáceos) da pele, ajudando a prevenir a formação de comedões (cravos).”.

4° Dica minha: beba muita água, use protetor solar e um bom hidratante para seu tipo pele. Isso tudo auxiliará para que tenha a pele dos sonhos e fará com que a limpeza dure por muitos dias.

Essas são as dicas de hoje minhas rosas. Caso queiram conferir também fiz um post aqui no blog com dicas para ter uma pele perfeita, é só clicar no link.

Espero que tenham gostado.

Deixem seus comentários.

Beijos.

:*

Imagem: Espaço Sculp

35 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *